Diferenças entre Proteção Veicular e Seguradora
Você sabe as diferenças entre Proteção Veicular e Seguradoras? Apesar de parecerem iguais, na prática elas são bem diferentes.
Segundo o site da SUSEP (Superintendência de seguros privados), existem diversas associações e cooperativas que estão comercializando ilegalmente “Seguro” de Automóveis, com nomes como Proteção, Proteção Veicular, proteção patrimonial, dentre outros.
As cooperativas são conhPROTEÇÃO VEICULARecidas por possuírem um preço mais acessível ao consumidor, mas é preciso tomar cuidado, apesar do preço vantajoso, contratar um “seguro” de uma empresa não regulamentada pela Susep, pode sair caro para o cliente.
Vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma delas e quais as principais diferenças entre cooperativas e seguradoras.
Você sabe as diferenças entre Proteção Veicular e Seguradoras? Apesar de parecerem iguais na teoria, na prática elas são bem diferentes.
Segundo o site da SUSEP (Superintendência de seguros privados), existem diversas associações e cooperativas que estão comercializando ilegalmente “Seguro” de Automóveis, com nomes como “Proteção”, “Proteção Veicular”, “proteção patrimonial”, dentre outros.
As cooperativas são conhecidas por possuírem um preço mais acessível ao consumidor, mas é preciso tomar cuidado, apesar do preço vantajoso, contratar um “seguro” de uma empresa não regulamentada pela Susep, pode sair caro para o cliente.
Vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma delas e quais as principais diferenças entre cooperativas e seguradoras.
Regulamentação
Seguradoras
Seguradoras e corretoras de seguros são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Seguros, que atualmente é formado pela CNSP e a SUSEP, garantindo assim, maior proteção e garantia aos consumidores.
Proteção veicular
Por lei, para comercializar Seguros no Brasil, é necessário a empresa precisa ser regulamentada pela SUSEP.
Por sua vez, as conhecidas cooperativa, não possuem nenhum tipo de regulamentação e nem estão a baixo de um órgão governamental, para ampará-la e realizar a fiscalização deste tipo de serviço.
Fundo de Reserva
FUNDO DE RESERVA
Seguradoras
As seguradoras são obrigadas a possuir um “fundo de reserva”, que nada mais é do que um caixa para
cobrir as indenizações dos clientes, para que mesmo que haja uma “onda” de roubo/colisão, ela terá caixa suficiente para honrar com os pagamentos.
Proteção veícular
Não há um fundo de reserva, todos os pagamentos de indenizações são realizados de acordo com o caixa atual do grupo, podendo muitas vezes não ocorrer o pagamento por falta de fundos.
Apólice
Seguradoras
Todo contrato firmado entre a empresa (seguradora) e o cliente (segurado) é feito por meio de uma Apólice de Seguros, onde a seguradora assume os riscos sobre o bem, de acordo com as cláusulas contratadas.
Proteção Veicular
Por não se tratar de um seguro, não existe uma Apólice e sim um contrato de responsabilidade mutua, onde todos os participantes são responsáveis pelos carros “segurados” dos associados.
Seguradora
Preço
Seguradoras
Os preços são pré estabelecidos na hora na cotação, onde durante todo o período da vigência, não ocorrerá ajuste e manutenção de valores de acordo com o grau de sinistralidade.
Proteção Veicular
Os valores pagos mensalmente são variáveis, de acordo com os prejuízos do mês anterior, mais o valor fixo de taxa administrativa.
Análise de Perfil
Seguradoras
A seguradora possui um banco de dados, onde analisa o perfil de cada segurado, os riscos da região, o veículo, entre outros requisitos para chegar no valor de seu seguro.
Proteção Veicular
As empresas de Proteção Veicular, não realizam uma análise de perfil, e por tanto, o “seguro” é baseado unicamente com base no valor do veículo, não levando em conta fatores como idade, sexo, localidade, entre outros.
Tal ação pode até parecer vantajosa quando vista separadamente, porém, ao colocarmos no contexto geral, onde todos os participantes da associação, pagam pelos danos e “sinistros” dos outros associados, a vantagem vai por agua a baixo, quando se precisa pagar pela imprudência de outros.
Pagamento de Sinistros/indenizações
Seguradoras
Em casos de sinistros, a Seguradora realizara o pagamento em até 30 dias, contando a partir da data de entrega de todos os documentos por parte do cliente.
Proteção Veicular
Os pagamentos são feitos de acordo com o valor em caixa do grupo, podendo não ocorrer o pagamento e ser necessário travar uma briga na justiça para receber.
Seguro Pirata
Para proteger o seu bem, não basta procurar apenas por preços mais baratos, e sim por Segurança e tranquilidade.
É necessário buscar entender e conhecer um pouco sobre cada empresa e os detalhes essenciais como os explicados acima.
Para consultar e saber se a empresa é uma Seguradora regulamentada, basta acessar o site daSUSEP http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/mercado-supervisonado/entidades-supervisionadas
fonte: http://soucorretoreagora.com.br/blogs/diferencas-entre-protecao-veicular-e-seguradora/